segunda-feira, 30 de abril de 2007

Comercial Ford Pampa 4x4


Olá amigos,
Sei que este Blog trata de carros normalmente com mais de 30 anos,porém não deixaria passar em branco este achado.É um comercial do único utilitário nacional derivado de um carro de passeio que utilizou tração integral.Trata-se da Ford Pampa 4x4 que foi lançada em 1984.

Em relação à convencional, o Pampa 4x4 trazia um sistema de tração traseira engatado por uma alavanca junto à de câmbio. Ou seja, quando em operação 4x2 a tração era dianteira, e o uso 4x4 era temporário e sobre pisos de pouca aderência apenas, pois as relações dos diferenciais dianteiro e traseiro não eram exatamente iguais. Por isso, a fábrica recomendava velocidade máxima de 60 km/h em operação 4x4.

Uma desvantagem da versão 4x4 em relação à comum era a menor capacidade de carga. A Belina também ganharia a opção, em 1985, numa primazia até hoje não igualada por nenhum fabricante brasileiro: uma perua de passageiros, derivada de automóvel, com quatro rodas motrizes. Mas, como a Pampa, esbarrou em problemas de confiabilidade e durabilidade do sistema.

Moral da história? Não se fazem carros mais como antigamente,nem se tem mais criatividade como antigamente...

Comercial de lançamento em 1984:


Comercial da Ford Pampa 4x4 GL de 1989:

sábado, 28 de abril de 2007

Karmann Guia o mais lindo dos esportivos nacionais?


Surgido no Brasil em 1962, o Karmann Guia foi um dos esportivos mais cobiçados do seu tempo.Seu desenho, é até hoje ,um dos mais belos já feitos pela industria nacional.Suas linhas charmosas e elegantes eram seu principal atrativo em contraste com seu modesto desempenho.Verdadeira raridade sobre rodas,sua primeira versão (de mais sucesso) é disputada a tapas pelos colecionadores.Veja esse belo comercial deste carro que marcou época.

Propaganda Jeep Willys 4x4


Propagandas impressas também sempre fizeram sucesso.Hoje em dia praticamente qualquer revista semanal tem nas suas páginas alguns anúncios sobre automóveis.Veja essa sobre o Jeep Willys 4x4.

Criatividade da Volkswagen nos comerciais


Olá amigos,
Todos os dias somos bombardeados por vários anúncios nos oferecendo automóveis,certo?
Alguns inteligentes ,outros apelativos,mas sem sombra de dúvida os mais criativos sempre foram da Volkswagen.Alguém dúvida? Vejam esses 2 exemplos,onde a Vw mostra a vantagem do motor ser refrigerado a ar,e nos brinda com uma pérola,usada como slogan : ''O ar não ferve!''.


Este é o segundo da mesma ''safra''.Ficaram conhecidos como ''os comerciais do regador''.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Comercial Opala década de 70 com Ney Latorraca


Olá amigos,
Hoje vou postar um comercial bem interessante com o ator Ney Latorraca.É um comercial que apresentava o Chevrolet Opala de Luxo.É um belo comercial apesar da qualidade.Divirtan-se!

Dica de personalização de Kombi !


Essa é para quem gosta e admira o mais conhecido Utilitário Nacional,que está prestes a completar 50 anos de Brasil,a Kombi! Personalize qualquer modelo da perua , inclusive a cobiçadissíma BarnDoor.
O site é o seguinte:
http://www.busselecta.com/bus/

terça-feira, 24 de abril de 2007

Dica: Preparação do motor v8 302 canadense do Maverick


Todos já sabemos que o V8 302 que equipa boa parcela dos Mavericks é um estupendo motor.Mas que tal melhorar um pouco o desemprenho? Posto aqui 3 dicas de veneno para esse motor,ora privilegiando consumo,ora desempenho.
Dica 1 - Diminuição do consumo - Ganho no desempenho quase nulo:
Com esse preparo, consegue-se uma média de 11 km/l na estrada e quase 7 km/l na cidade. É um preparo de baixo custo, e muito simples de se fazer. Basicamente, só ha mudança na carburação e na ignição. Você não precisa nem mudar a relação do diferencial. No carburador aconselho um HOLLEY 650 com secundário a vácuo e a admissão pode ser uma PERFORMER RPM. Distribuidor Mallory Unilitee uma Bonina Pro-Master. Potência máxima atingida em torno de 4.500 RPM.
Dica 2 - Preparo parecido ao Maverick Quadrijet só que mais bravo:
Com esse preparo, a média fica em torno de 8 km/l na estrada e 5,5 km/l na cidade. Preparo igual ao número 1 mais um comando Dual Patern hidráulico não passando de 285 na admissão e 295 no escape;
Trabalho no cabeçote (aumento na taxa para 9,5). Trabalho no duto de escapamento, embreagem importada, com plato de alta pressão e disco compatível. Você consegue andar mais do que qualquer carro nacional, tanto de arrancada quanto de final. A final vai pular para 220 Km/h real. Por isso aqui você já precisa estar com a suspensão feita conforme já mencionei acima. A aceleração de 0 a 100 vai variar de 6,5 a 7 segundos. Melhor usar pistões forjados. Potencia máxima entre 5000 e 5600 RPM.
Dica 3 - Alta performance, 0-100 em torno de 5 segundos, final em torno de 230 Km/h real. Relação do Diferencial recomendada: 3.31 (do Maverick 6cc), e só por curiosidade, esse carro esta fazendo 400 metros em menos de 11 segundos (com pneus de rua);
Carburador: HOLLEY 650 mecânico
Ignição: MSD 6 - AL com distribuidor MSD e bobina MSD
Cabeçote de Alumínio Edelbrock com válvulas 2.02 de admissão e 1,60 de escape
Comando mecânico na faixa de 290 a 300 graus
Cambio de Mustang T-5 (é preciso adaptar o acionamento da embreagem e a travessa central)
Obrigatório o uso de pistões forjados.
Coletor de escape dimensionado (quase impossível de por, levei 3 dias para conseguir, mas vale a pena).
Retirar os silenciosos e colocar no lugar os FlowMaster, fazendo duas saídas de 3 polegadas cada.
Basicamente é isso. Potência máxima a 6500 RPM.

domingo, 22 de abril de 2007

Dica de Raríssimo Comercial Antigo Vw Sp2


Olá amigos.
A dica de hoje vai para esse belíssimo comercial de um dos mais famosos esportivos nacionais,o Vw Sp2.
Este carro esportivo, resultado da gestão de Rudolf Leiding no comando da VW do Brasil, possuia várias vantagens sobre os concorrentes: era construído de chapa de aço e não de fibra de vidro como os Puma, possuia a garantia da marca Volkswagen, não era uma simples adaptação baseada em chassi de Fusca, além de possuir um desenho moderno, bonito e arrojado.
Foi em junho de 1972 seu lançamento oficial,batizado de SP (iniciais de São Paulo, estado onde foi idealizado e produzido) nas versões SP1 (1.584 cc e 65 cv) e SP2 (1.678 cc e 75 cv).
O SP2 foi fabricado até fevereiro de 1976, com a marca de 10205 unidades produzidas, sendo que 670 exportados para a Europa. Decorridos mais de 30 anos de seu lançamento,qualquer um dos raros remanescentes do SP2, desde que originais e impecáveis, continuam chamando a atenção por onde passam. Suas linhas não envelhecem. Ser proprietário de um SP2 em bom estado é com certeza um motivo de muita satisfação, sendo privelégio de poucos colecionadores e alguns museus.


sábado, 21 de abril de 2007

Comercial Antigo Maverick v8


Esse é um dos primeiros videos da Familia Maverick.Sem dúvida um dos ícones da industria nacional.Esse comercial mostra a ampla gama que a Ford oferecia na época inclusive o magnífico Gt v8.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Dica de site

Olá amigos,
Hoje vou passar a dica de um site muito interessante para que curte fuscas.É um site onde se pode personalizar qualquer dos modelos fabricados pela VW,como por exemplo o Baja e o Cabriolet.O resultado é surpreendente! Veja o exemplo de como ficaria o meu!


O site é o seguinte:
www.volkswarenhaus.de/bugselecta.htm
Aguardem carregar e se divirtam!

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Comercial antigo Vw sedan

Olá amigos,
Hoje estou postando uma interessante coletanea de comerciais antigos do nosso querido fusca! É um carro que realmente marcou época,inclusive na história da propaganda.Abraços a todos.

terça-feira, 10 de abril de 2007

A história do primeiro carro de um leitor ! Um fusca 64...


Amigos,estou reproduzindo um e-mail recebido essa semana de um leitor contando a história do seu primeiro carro:

Olá,estou mandando esse e-mail para ajudar o blog,é a história do meu primeiro carro.Eu tinha uns 19 anos e já trabalhava desde os 15 anos.As vezes ajudava em casa,mas sempre guardava alguma coisinha,já que era louco por carros! Meu pai na época tinha um DKW Vemag vermelho (que comprou zero).

Era muito bonito! Eu adorava o barulho do motor 2 tempos e sempre sonhei em comprar um igual! Um dia,estava andando pela Farrapos na Capital (pra que não conhece é a principal rua de venda de carros em Porto Alegre),e vi um fusca azul calcinha muito bonitinho estacionado em frente a uma das lojas.Entrei por curiosidade e perguntei se estava a venda.O rapaz que me atendeu disse: não não,esse é da esposa do ''patrão'',nem pensa em vender.Eu retruquei: Tudo bem,mas caso ela pense em vender,me procure e deixei meu telefone com o cara.Tinha me apaixonado pelo carro,era azul claro,com calotas cromadas,todos os cromados,frisos,enfim parecia zero! Comentei com o meu pai sobre o fusca e ele disse: Se gostou volta lá e faz uma oferta,quem sabe eles não aceitem! No dia não dei bola,pensei comigo,vou juntar dinheiro e procurar um DKW mesmo.

Um certo dia,uns 2 meses depois recebi uma ligação,me oferecendo o tal fusca.Na hora pensei que fosse brincadeira,mas o rapaz que se identificou como dono,me passou um endereço para eu ver o carro.Fui ver e o rapaz era o mesmo que havia me atendido na loja.Perguntou: Ainda quer comprar o fusca? Disse: Claro! Então,agora ele está a venda só que houve um probleminha.A patroa bebeu um pouco além da conta e acabou batendo em um poste de frente.Depois de eu ver o carro me desanimei,mas levei meu chapista particular e ele me garantiu que com um bom serviço ficaria novo.E enfim tive meu primeiro fusca,que guardo até hoje,andando apenas fim de semana. Jorge Alcebíades -Porto Alegre-RS

Motigo