segunda-feira, 30 de abril de 2007

Comercial Ford Pampa 4x4


Olá amigos,
Sei que este Blog trata de carros normalmente com mais de 30 anos,porém não deixaria passar em branco este achado.É um comercial do único utilitário nacional derivado de um carro de passeio que utilizou tração integral.Trata-se da Ford Pampa 4x4 que foi lançada em 1984.

Em relação à convencional, o Pampa 4x4 trazia um sistema de tração traseira engatado por uma alavanca junto à de câmbio. Ou seja, quando em operação 4x2 a tração era dianteira, e o uso 4x4 era temporário e sobre pisos de pouca aderência apenas, pois as relações dos diferenciais dianteiro e traseiro não eram exatamente iguais. Por isso, a fábrica recomendava velocidade máxima de 60 km/h em operação 4x4.

Uma desvantagem da versão 4x4 em relação à comum era a menor capacidade de carga. A Belina também ganharia a opção, em 1985, numa primazia até hoje não igualada por nenhum fabricante brasileiro: uma perua de passageiros, derivada de automóvel, com quatro rodas motrizes. Mas, como a Pampa, esbarrou em problemas de confiabilidade e durabilidade do sistema.

Moral da história? Não se fazem carros mais como antigamente,nem se tem mais criatividade como antigamente...

Comercial de lançamento em 1984:


Comercial da Ford Pampa 4x4 GL de 1989:

Nenhum comentário:

Motigo