domingo, 20 de maio de 2007

História do Fiat 147 e o lata velha





Pois é amigos...a propósito do mais novo veiculo modificado pela equipe do programa lata velha do Luciano Huck,vou postar um resumo da história desse pequeno valente brasileiro.
Sinceramente acredito que a mudança não combinou com o carrinho.O segundo eixo é totalmente desnecessário.O visual até pode ter ficado legal,mas só em fotos.
A única coisa certa é que diminuimos um no total de Fiats fabricados,pois esse perdeu-se...Abraços a todos
Fiat 147: Modelo produzido pela Fiat do Brasil entre 1976 e 1986. Baseado no 127 italiano, o 147 marcou seu pioneirismo em várias formas:

* Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, marcando o início das operações da fábrica de Betim, Minas Gerais;
* Primeiro carro brasileiro com motor transversal dianteiro;
* Primeiro carro no Brasil com coluna articulada;
* Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo.

Em seus dez anos de produção, o Fiat 147 passou por duas reestilizações, sem grandes mudanças na carroceria: na primeira, ganhou uma frente mais baixa, no estilo que a marca chamou "Europa", em 1980, e mais tarde, em 1983, a segunda, incorporando para-choques de plástico e estilo alusivo a modelos contemporâneos da marca como o Uno.

Teve uma versão picape, lançado em 1978, a princípio chamado de Fiat 147 Pick-up. Em 1982, essa versão passou-se a se chamar Fiorino, sendo lançado também a versão furgão, que é produzido até hoje (já com a frente do Uno. A perua Panorama,foi lançada em 1982 e a versão sedã, (Oggi), em 1983. Teve a sua versão de luxo, o Spazio. A versões Perua e Sedã tiveram vida curta (apenas 3 anos de produção), assim como o Spazio. A versão Hatchback do 147 saiu de linha em 1986, e a versão pick-up e furgão (Fiorino) foram substituídos pela frente do Uno em 1988.
Vejam este comercial um tanto surreal deste pequeno grande carro:

Este outro é um pouco mais real...


Um comentário:

Miura Original disse...

Concordo plenamente com seu comentário, menos um 147 no mundo... Só uma pergunta: Será que a criatura foi vistoriada pelo Inmetro?

Motigo